Marketing,
publicidade, coleta de dados e etc. são coisas feitas por humanos. Por humanos
que têm pais, que têm filhos, que têm sobrinhos, então eu responderia esta
pergunta acima exatamente como o mestre Martin Lindstrom já citou: “As empresas
estão indo além dos limites aceitáveis. Para mim, os publicitários têm que
tratar os consumidores como tratariam seus próprios filhos”.
Ora, você
não incentivaria seu filho a tomar ou comer algum produto de sua empresa que
contém substâncias cancerígenas, não é mesmo...? O próprio, Martin Lindstrom,
cita em seu livro, Brandwashed, um exemplo claro de que muitos publicitários e
empresas estão sem nenhum código básico de ética, citando certa marca de gloss
labial. Esta, adicionou uma substância que promove a descamação dos lábios
das(os) clientes. Tudo para que a pele resseque devido à substância comer os
tecidos vivos dos lábios, e cada vez mais a(o) cliente faça uso do produto
repetidas vezes. Quando você toma conhecimento disso, o que deveria ser
sensual, passa a ser preocupante, não achas...?
Ainda com o Martin Lindstrom, somos informados do que hoje
é mais do que comum saber: A coleta de dados via internet desenfreada feitas
por várias empresas.
Existem
vários e vários tipos de ferramentas dessas coletas, desde legais como os novos SuperCookies (Que
coletam mais dados do que deveriam coletar do uso que você faz no computador),
até mesmo as recentes coletas ilegais de dados feitas por governos. Como por exemplo:
As recentes invasões feitas pela NSA e todos os dados expostos pelo site Wikileaks.
Em uma entrevista com um dos atores que participaram do “Queridos amigos” (Mini série brasileira que fala sobre a ditadura militar no
Brasil), um jovem da platéia do programa Altas Horas, pergunta se os jovens de
hoje são mais ignorantes e sem atitudes do que os jovens da ditadura militar. O
mesmo responde de forma magnífica, que na verdade, o jovem de hoje tem que ser
bem mais inteligente do que o jovem de antes, pois na ditadura militar as
coisas eram bem expostas, tinham soldados, pancadarias e hoje, as coisas
acontecem mais escondidas, mais camufladas e sorrateiramente mais inteligentes.
Eu digo o mesmo para os jovens que utilizam a internet
hoje. Temos que ser mais inteligentes e procurarmos mais nos informar das
artimanhas das empresas, governos em geral e sabermos burlar esses métodos de
forma INTELIGENTE.
Por exemplo, hoje temos programas e complementos eficientes
no bloqueio de propagandas (Adblocks), de
configurações simples no browser/navegador que não permitem rastreio, sites de
buscas mais confiáveis do que o famoso Google (Como por exemplo, o Duckduck), e até mesmo o uso simples, como ao invés de clicar nos links
disfarçados, copiá-los e colar na barra de endereço (Por exemplo, os links que
a Google te oferece nas buscas, na cor azul, na verdade é uma ponte para os
links reais, não o link original. É essa ponte que saberá que horas, segundos,
dias você acessou tal site. Caso você a quebre... Bom, imagine aí... rsrsrs Temos
tudo isso em mãos e não utilizamos! Por quê...?!!!



0 comentários:
Postar um comentário